IX Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente – SNCMA

Sobre

O IX Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente (IX SNCMA), a realizar-se nos dias 23 a 26 de Outubro de 2018, na cidade de Anápolis/Goiás, é um evento de divulgação científica organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente  (PPG STMA) do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA. O Programa é vinculado à área de Ciências Ambientais na CAPES e o evento é orientado pelas diretrizes da área e pelos pressupostos teórico-metodológicos do saber ambiental.

O SNCMA foi avaliado com nota E3 na avaliação quadrienal (2013-2016) do Qualis Eventos feita pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para a Área de Ciências Ambientais. Ele está em sua 9º. edição e é espaço de socialização de pesquisas envolvendo as temáticas ambientais, numa discussão multi e interdisciplinar entre ciência, saúde, tecnologia e meio ambiente. O evento conta com apoio e fomento para a sua realização periódica a FAPEG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás), CAPES (desde 2013) e ANPUH/GO (Associação Nacional de História - Seção Goiás), e parcerias acadêmicas com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Presidente Prudente) por meio do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG); com a Universidade de Brasília (UnB) por meio do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS); e com a Universidade Estadual de Goiás (UEG) por meio do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Cerrado (RENAC); dentre outras instituições que apoiam esporadicamente o evento.

O evento é realizado no calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Nessa edição a temática proposta pela Semana Nacional é "Ciência para a Redução das Desigualdades”, e os trabalhos apresentados buscarão alinhamento com este tema geral. O SNCMA tem sido, também, um espaço privilegiado para o diálogo entre a Pós-Graduação e as atividades de graduação, extensão e pesquisa das diferentes instituições de ensino do Brasil. A relação entre comunidade científica, comunidade acadêmica e sociedade em geral, faz parte das políticas institucionais e do plano de gestão acadêmica do PPSTMA. Este ano inserem-se no IX SNCMA, o IV Seminário de Integração das Equipes do Projeto Novas Fronteiras no Oeste (PROCAD - Edital nº 071/2013) e, a X Mostra Científica de Ações Extensionistas.

Os organizadores convidam pesquisadores, professores e alunos a participarem do debate que envolverá discussões sobre ciência, qualidade de vida, matemática, legislação ambiental, bacia hidrográfica, biodiversidade, biotecnologia, resíduos sólidos, entre outras temáticas que estão interligadas as discussões multi e interdisciplinares das questões ambientais. Serão realizadas mesas redondas, conferências, reuniões de grupos de trabalho, apresentação de simpósios temáticos e exposição de painéis, além de uma vasta programação voltada para os pesquisadores e  alunos de graduação e pós-graduação que estão desenvolvendo projetos vinculados ao PROCAD - Novas Fronteiras no Oeste. Contribuições, reflexões e experiências relativas a essas temáticas são bem-vindas e consideradas como parte do processo de desenvolvimento das pesquisas científicas no Brasil e na América Latina.