background

Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente

O VI Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente – SNCMA, a realizar-se nos dias 27 de outubro a 03 de novembro de 2015, na cidade de Anápolis/Goiás, é um evento de divulgação científica organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente - PPSTMA - do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA.

SNCMA 2015

O Evento está na sua sexta edição e caminha para tornar-se referência na socialização de pesquisas envolvendo as temáticas ambientais, numa discussão interdisciplinar entre ciência, saúde, tecnologia e meio ambiente. O PPSTMA é um Programa vinculado à área de Ciências Ambientais na CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o evento é orientado pelas diretrizes da área e pelos pressupostos teórico-metodológicos do saber ambiental. Temos como parceiras diversas instituições que tem apoiado e dado suporte e fomento para a realização periódica desse evento, com destaque para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município de Anápolis, que é parceira desde a primeira edição. Ainda destacamos parcerias da FAPEG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás), CAPES (desde 2013) e ANPUH (Associação Nacional de História), e parcerias acadêmicas com a Universidade Estadual de Goiás (UEG) por meio do Mestrado Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER) e com a Universidade de Brasília (UnB) por meio do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS), dentre outras instituições que apoiaram esporadicamente o evento.

Como vem acontecendo em todas as edições, o SNCMA é realizado no calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Nessa edição a temática proposta pela Semana Nacional é Ciência, Luz e Vida, e os trabalhos apresentados buscarão alinhamento com este tema geral. O SNCMA tem sido, também, um espaço privilegiado para o diálogo entre a Pós-Graduação e as atividades de graduação, extensão e pesquisa das diferentes instituições de ensino do Brasil. A relação entre comunidade científica, comunidade acadêmica e sociedade em geral, faz parte das políticas institucionais e do plano de gestão acadêmica do PPSTMA.

Os organizadores convidam pesquisadores, professores e alunos a participarem do debate que envolverá discussões sobre políticas públicas, meio ambiente, ciência, tecnologia, saúde, sustentabilidade e desenvolvimento social. Serão realizadas mesas redondas, palestras minicursos e apresentação de simpósios temáticos. Contribuições, reflexões, experiências relativas a essas temáticas são bem-vindas e consideradas como parte do processo de desenvolvimento das pesquisas científicas no Brasil.

Parcerias

Apoio