Conferências

Conferência de Abertura

  • Data e Horário: 24 de outubro de 2017 - 08h30 às 10h30
  • Local: Auditório Carlos Mendes (UniEVANGÉLICA - Bloco E Piso 3)
  • Tema: A História Ambiental na América Latina
  • Conferencista:
    - Adrián Gustavo Zarrilli (Universidad Nacional de Quilmes, Argentina) Currículo

É licenciado e doutor em História, formado pela Universidad Nacional de La Plata; Pesquisador do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas - CONICET, professor de História da Argentina nas Universidades Nacionais de Quilmes e La Plata; sendo diretor do curso de Bacharelado em Ciências Sociais na Universidad Nacional de Quilmes. É especialista em história político-econômica da Argentina no século XX; autor de quatro livros e trinta artigos publicados em revistas nacionais e internacionais no campo. Recebeu vários prêmios por seu trabalho acadêmico. Coordenador da Rede Internacional de Pesquisadores Theomai e Co-Editor da Revista Theomai, Estudios sobre Sociedad, Naturaleza y Desarrollo.


Encerramento: Diálogo entre Pesquisadores

  • Data e Horário: 26 de outubro de 2017 - 20h às 22h
  • Local: Acampamento El Rancho, Corumbá de Goiás
  • Tema: Passado, Presente e Futuro: A História Ambiental nos Estados Unidos e América Latina
  • Professores:
    - José Augusto Pádua (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Brasil) Currículo
    - Mark Stoll (Texas Tech University, EUA) Currículo

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ (1985), doutorado em Ciência Política pelo IUPERJ (1997) e pós-doutorado em História pela University of Oxford (2007). Atualmente é professor associado do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde é um dos coordenadores do Laboratório de História e Natureza. Foi presidente, de 2010 a 2015, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS). É fellow do Rachel Carson Center for Environment and Society (Ludwig-Maximilians-Universitat, Munique) e foi membro, entre 2013 e 2015, do Conselho Diretor do International Consortium of Environmental History Organizations. Fez parte do colégio de consultores na criação do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, do qual é membro do Comitê Científico. É membro do conselho editorial dos periódicos Ambiente e Sociedade, Environment and History, Ecologia Política, Global Environment, História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Oecology: International Review of Environmental History e Revista de História Regional. Como especialista em história ambiental e política ambiental, deu cursos, proferiu conferências e participou de trabalhos de campo em mais de 40 países. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: história do Brasil, história territorial, história regional, história das florestas e agroecossistemas, história da ciência, história das idéias sobre a natureza, história das políticas ambientais e políticas de desenvolvimento sustentável.

Mark Stoll é professor associado de história da Texas Tech University, em Lubbock, Texas. Ele pesquisa como a religião influenciou ideias sobre a natureza e o meio ambiente. Seu livro, “Protestantism, Capitalism, and Nature in America”, foi publicado em 1997. Ele tem capítulos publicados recentemente sobre a influência da religião em Rachel Carson e E. O. Wilson, bem como artigos sobre a influência de John Milton sobre a ideia de parques nacionais e as origens calvinistas do movimento de conservação ambiental dos Estados Unidos. Ele editou uma série de livros para ABC-Clio em história ambiental mundial intitulado "Nature and Human Societies" e com co-edição de Dianne Glave “'To Love the Wind and the Rain': African Americans and Environmental History”. Em 2015, lançou pela Oxford University Press o livro "Inherit the Holy Mountain: Religion and the Rise of American Environmentalism". Em 2017, recebeu o prêmio College of Arts and Sciences em Excellence in Research Award for the Humanities pela Texas Tech University. Os editores do periódico Environmental History lançaram uma edição comemorativa do 40° aniversário da revista, selecinando os artigos de maior impacto científico na história ambiental, incluindo entre eles o artigo do prof. Stoll, "Milton in Yosemite: Paradise Lost and the National Parks Idea".

Voltar para Programação

top