III Escola de Pós-Graduação Sociedad Latinoamericana y Caribeña de Historia Ambiental (SOLCHA)

III Escuela de Pos-Graduación Sociedad Latinoamericana y Caribeña de Historia Ambiental (SOLCHA)

III Graduate School Sociedad Latinoamericana y Caribeña de Historia Ambiental (SOLCHA)

 

A terceira Escola de Pós-Graduação da SOLCHA acontecerá entre os dias 24 a 27 de outubro de 2017 no Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA), Anápolis, Estado de Goiás, Brasil. O evento terá como instituições organizadoras o Centro Universitário de Anápolis, a Universidade Estadual de Goiás e a Universidade Federal de Santa Catarina.

A Escola de Pós-Graduação da SOLCHA manterá a orientação das primeiras e segundas edições, com o enfoque na temática da História Ambiental da América Latina. Seguindo os moldes das duas primeiras edições, as principais atividades a serem desenvolvidas serão:

  1. Discussão de textos dos estudantes: Esta é atividade central da escola, e cada estudante deve enviar com antecedência um texto relativo ao trabalho que estão desenvolvendo na Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado), podendo ser enviado em português, inglês ou espanhol. Os textos deverão ser lidos e debatidos pelos professores participantes.
  2. Sessões de seminários: as sessões acontecerão a partir da indicação de temas propostos pelos professores, considerando da temática geral em História Ambiental Latino-Americana.
  3. Conferências: A proposta é de uma conferência que aborde a situação atual da História Ambiental Latino-Americana e o papel da SOLCHA.
  4. Saída de Campo: a previsão de saída de campo para sítios de patrimônio histórico e ambiental de Goiás, com a previsão de um pernoite em acampamento próximo ao rio Corumbá e a Serra dos Pirineus, na região de Pirenópolis e Corumbá de Goiás. A saída de campo visa a compreensão da relação entre história e natureza na constituição da ocupação do Brasil Central, num diálogo entre as ciências humanas e naturais, tendo o bioma Cerrado como referência.

Participantes

Seguindo a experiências das duas primeiras edições, adotaremos o limite de 20 alunos participantes. Estes participantes serão selecionados dentre estudantes de Programas de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado) de diferentes áreas do conhecimento. Não será, portanto, necessário, a vinculação com Programas de Pós-Graduação em História. No entanto, a temática abordada, bem como as metodologias propostas e o projeto de pesquisa em desenvolvimento, deverão estar vinculadas à História Ambiental. Dentre os participantes, pelo menos dois serão estudantes da UniEVANGELICA, instituição sede do evento.

Professores Participantes

Submissão de Trabalhos

Custos Previstos

A organização do evento buscou e obteve apoio para custear as despesas com a hospedagem dos alunos, tanto para o Hotel Universitário quanto para o Acampamento El Rancho. As únicas taxas cobradas serão a inscrição e àquelas relacionadas à viagem à Fazenda Babilônia (viagem opcional). Informações completas abaixo. A alimentação ficará a cargo de cada participante, salvo a alimentação no Acampamento El Rancho, que já estará incluída nas diárias.

  • TAXAS
    • Taxa de Inscrição: R$ 100,00 (até 24 de Outubro)
    • Hospedagem no Hotel Universitário - 23 a 25 de outubro: CUSTEADAS PELA UniEVANGELICA
    • Taxa para as Atividades no Acampamento El Rancho (incluindo hospedagem, refeições e traslado): CUSTEADAS PELA UniEVANGELICA
    • Viagem à Fazenda Babilônia (opcional): R$ 50,00 (incluindo o café colonial e o traslado)
    • CUSTO TOTAL = R$ 150,00 (Em torno de US $ 50,00)

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