Mesas Redondas

Geografia Histórica e História Ambiental

  • Data e Horário: 24 de outubro de 2017 - 18h às 19h
  • Local: Auditório Carlos Mendes (UniEVANGÉLICA - Bloco E)

Participantes

  • Stephen Bell (University of California, Los Angeles, United States of America) Currículo
  • Pesquisador que trabalha com Geografia Histórica com ênfase na transformação das Américas, especialmente no Brasil, no século XIX. Ph.D. em Geografia (Toronto, 1991), e desde 1999 leciona na Universidade da Califórnia em Los Angeles, onde é atualmente professor associado de geografia e história, com a sua base principal no Departamento de Geografia. Suas pesquisas tem como área de interesse a geografia histórica e cultural, estudos sobre o Brasil e América Latina e a história do pensamento geográfico. Ministra cursos sobre a América Latina e vários ramos da geografia histórica. Em 2011 desenvolveu pesquisas como Fellow Professor no Rachel Carson Center, em Berlim, um dos mais conceituados centros de pesquisa em Meio Ambiente no mundo. Em seu currículo, possui diversas publicações, dentre elas "A Life in Shadow: Aimé Bonpland in Southern South America 1817-1858" (Stanford, CA: Stanford University Press, 2010) e "Campanha Gaúcha: A Brazilian Ranching System, 1850-1920" (Stanford, CA: Stanford University Press, 1998). Recebeu os seguintes prêmios: "The Warren Dean Memorial Prize of the Conference on Latin American History" (1999) e "Social Sciences and Humanities of Canada Postdoctoral Research Fellowship" (1995-97).

  • Reinaldo Funes Monzote (Fundación Antonio Núñez Jiménez de La Naturaleza y el Hombre, Cuba) Currículo
  • Formou-se em História pela Universidade de Havana e completou seu PhD na Universidad Jayme I, na Espanha, em 2002. Trabalhou entre 1992 e 2000 no Centro de Estudios de Historia y Organización de la Ciencia y la Tecnología e Museo Nacional de las Ciencias Carlos J. Finlay e, desde 2002, é Coordenador do Programa de Investigación Geohistórica de la Fundación Antonio Núñez Jiménez de la Naturaleza y el Hombre, em Havana. Em 2002, recebeu o Prêmio Cultural de Pesquisa Juan Marinello em Cuba e, em 2003, o Prêmio de Pensamento Ambiental pela Universidad de Quintana Roo, México, Siglo XXI Editores e UNESCO. É professor associado na Universidade de Havana, onde ministra cursos sobre História Ambiental, além de cursos de verão em universidades dos Estados Unidos (University of Berkeley, Fordham University e University at Buffalo). Foi membro eleito da Junta Diretiva da Sociedad Latinoamericana y Caribeña de Historia Ambiental (SOLCHA), no período 2006-2010, membro da Sociedad Cubana de Historia de la Ciencia y la Tecnología (SCHCyT), desde 2007. Pertence ao Grupo de Ecología Política del Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). Suas pesquisas atuais enfocam a história ambiental do Caribe, privilegiando temas como o impacto da indústria açucareira e a plantation escravista, a história da pecuária em Cuba desde o século XVIII, a interação entre homens e animais na história da sociedade cubana, a emergência do ambientalismo e a historiografia ambiental latino-americana e caribenha. Professor visitante na Yale Macmillan Center.

Mediador

  • Sandro Dutra e Silva (Universidade Estadual de Goiás, UEG e Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil) - Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 Currículo
  • Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Goias/FECLITA (1996), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2002) e Doutorado em História Social pela Universidade de Brasília (2008). Pós-doutorado em História pela Universidade de Brasília (2014) e pela University of California, Los Angeles (2016). Professor titular na Universidade Estadual de Goiás, atuando no Curso de História no campus Pires do Rio e no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Cerrado (Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais). Professor no Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGELICA com atuação no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (Mestrado em Ciências Ambientais). Atuou como Visiting Researcher na University of California, Los Angeles (2015-2016). Desenvolve pesquisas no campo da História Ambiental, com destaque para os processos envolvendo história da agricultura, pecuária, colonização, migração e desflorestamento em Goiás. É um dos editores da Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science. Membro da American Society for Environmental History- ASEH, da Sociedad Latinoamericana y Caribeña de Historia Ambiental - SOLCHA e da Associação Nacional de História - ANPUH. Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária do Centro Universitário de Anápolis. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq 2.

Voltar para Mesas Redondas

top